• Rocket HUB

8 horas de trabalho improdutivo


Como usufruir dos nossos níveis de maior energia para alcançar um grau extremamente alto de foco

No seculo XVIII, existia um hábito laboral diário que passavam as 15 horas diárias.

Robert Owen, durante a Revolução Industrial, adoptou formas de trabalho que reduziam significativamente a carga laboral diária, aumentavam salários e focou-se na criação de ambientes de trabalho que encorajavam a colaboração e criatividade como pilares do aumento de produtividade: Assim foram introduzidas as 8 horas de trabalho diário.

No seculo XXI, e após ter sido comprovado de que a nossa mente tem a capacidade de se concentrar em qualquer tarefa apenas entre 60 a 100 minutos, existe novamente a necessidade de uma nova mudança.

Uma mudança que se baseia em perceber e ouvir o nosso corpo e mente: A relação ideal entre trabalho e intervalo é de 52 minutos de trabalho e 17 minutos de descanso.

As pessoas que mantêm este horário apresentam um nível único de foco e dedicação.

Por cerca de uma hora, estes trabalhadores estão 100% dedicados à tarefa que estão a executar. Não verificam redes sociais nem perdem tempo com outras distrações. Quando sentem cansaço, fazem pequenas pausas, durante as quais não pensam no trabalho. O que os ajuda no foco e dedicação no trabalho após a pausa de alguns minutos.

O nosso cérebro funciona naturalmente com fases de alta energia que duram aproximadamente 1 hora. Seguem-se fases de baixa energia que duram entre 15 a 20 minutos. Para a maioria de nós, este fluxo de energias influência na nossa dedicação ao trabalho, porque depois dos períodos de alta energia, o cansaço é maior e somos muito menos produtivos nos períodos de baixa energia. Muitas vezes deixamos o cansaço influenciar o nosso potencial porque continuamos a trabalhar, mesmo depois de perdermos energia e foco. Por isso, pequenas pausas ao longo do dia ajudam, para renovar energias e ganhar novamente o foco no trabalho.

Em Lisboa, existem cada vez mais espaços de coworking, transformando o método de trabalho tradicional e conhecido. Difere tanto o espaço empresarial como a metodologia de negócios, influenciados pela janela de oportunidades que os locais de trabalho partilhado oferecem aos novos empresários e start-ups. Dentro de um estilo de vida mais rápido e avançado, os espaços de cowork estudam e compõem pacotes de serviços completos para facilitar o desempenho empresarial de cada trabalhador. Com todas as condições reunidas para que o foco no trabalho não seja perdido, torna-se ainda mais difícil adotar o novo calendário de trabalho e pausa.

Assumir o controlo do nosso dia de trabalho

O dia de trabalho de oito horas pode funcionar se o tempo for dividido em intervalos estratégicos. Quando começamos a equilibrar a nossa energia natural com o nosso esforço e dedicação, o trabalho começa a ser mais fluído.

Em escritórios de trabalho partilhado ou espaço privado, existem várias equipas e empreendedores de diferentes áreas e nem sempre cruzam o seu trabalho com os restantes membros da comunidade. Partilha-se o espaço mas nem sempre existe tempo para comunicar com outras entidades residentes. Por esse motivo, as pausas devem ser ainda mais importantes. Para equipas em escritórios privados ou para equipas agrupadas em cowork, parar alguns minutos ao longo do dia de trabalho dá-nos a oportunidade de conhecer empresários e negócios de outras áreas.

Fizemos o teste e passámos a trabalhar com esta nova metodologia de trabalho

Começámos a elaborar um calendário semanal e a organizar o nosso dia intercalando tarefas prioritárias com variadas pausas ao longo do dia. Nos primeiros dias foi notada uma diferença significativa na produtividade e desempenho das tarefas. Para além da concentração ser mais forte, os deveres são feitos com mais eficácia e é adquirido menos tempo para esse mesmo dever.

O cansaço não se torna insuportável e os nossos níveis de concentração são se tornam difíceis de controlar. Após os primeiros dias, o nosso corpo passou a pedir, de forma automática, a pausa pequena após 1 hora de trabalho máximo, sem precisar sermos lembrados. As pausas são aproveitadas de maneira diferente.

Este tempo em que o cérebro desliga do trabalho, tem o máximo potencial para diminuir o nosso stress, desde que seja devidamente bem passado, sem o stress profissional. Depois de adotarmos as pausas nos nossos dias de trabalho, notámos diferenças imediatas não só no nosso desenvolvimento profissional, mas também no pessoal. Aprendemos a dividir o tempo por todas as matérias importantes da nossa vida, gerindo assuntos de trabalho com familiares.

Reunimos algumas dicas da nossa própria experiência:

- Fazer intervalos de hora em hora. Planeamos naturalmente as tarefas a realizar até o final do dia, da semana ou do mês. No entanto, somos muito mais eficazes quando nos concentramos na tarefa atual. Planear o nosso dia com intervalos ajuda-nos a manter o ritmo certo de trabalho e simplifica certas tarefas porque podemos dividi-las por partes.

- Respeitar a nossa hora. A estratégia de intervalo só funciona porque usufruímos dos nossos níveis de maior energia para alcançar um nível extremamente alto de foco, durante um período relativamente curto. Durante a hora de trabalho com maior foco e dedicação não podemos desrespeitar a concentração, verificando mensagens, e-mails.

- Descansar. Ficar longe do computador, do telemóvel e da lista de tarefas é essencial para aumentar a nossa produtividade. Devemos fazer intervalos onde podemos caminhar, ler e conversar com colegas. Estas são as formas mais eficazes de recarga, porque afastam-nos do trabalho.

- Não espere até que o corpo dê sinais de cansaço. Se esperar até se sentir cansado para fazer uma pausa, é tarde de mais. O cumprimento da agenda é garantido porque trabalhamos quando é mais produtivo e descansamos em momentos que são improdutivos.

Para concluir: Repartir os nossos dias de trabalho com pequenos intervalos para descanso resultam em momentos de produtividade máxima e bom desempenho. Este esquema de horário faz com que o dia de trabalho seja mais rápido e aumenta a produtividade.

Rocket HUB é tudo isto, associado a um espaço bastante harmonioso e de prestígio para qualquer empresa.

Ainda não conhece? Está à procura do espaço certo para o seu Negócio ou Equipa?

Estão todos convidados para conhecer o Rocket HUB e todos os nossos serviços, enquanto temos uma conversa com um café ou chá no nosso Rooftop.

Marque uma visita connosco: https://www.rockethub.pt/book-tour

. Rocket HUB - www.rockethub.pt

. Visite o nosso Facebook

#coworking #office #homeoffice #parquedasnacoes #lisboa #portugal #cowork #working #pause #8hoursofwork #focus #hardwork #schedule


0 visualização
Partners