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Conquistar a confiança na sua marca


A confiança do cliente é a base de um negócio de sucesso. Será muito difícil alcançar um volume de vendas sustentável ou fidelizar um cliente, se o nome da sua empresa não transmitir confiança e segurança.

Um dos maiores problemas das empresas atuais, passa por ter como garantida a confiança dos clientes desde o início, o que significa que poucas trabalham para criar uma conexão forte com os consumidores.

A maioria dos clientes apresentam tendências de ser céticos a negócios com os quais não estão familiarizados. Também por grande influência dos media e da era da informação, porque somos diariamente bombardeados por fake news e reportagens tendenciosas. Torna-se cada vez mais difícil criar confiança com o público. Convencer um novo cliente a fiar-se na credibilidade do nome da sua marca, ao ponto de dar o próprio dinheiro e informações financeiras confidenciais, pode ser complicado e precisa de uma estratégia bem formada.

No Rocket HUB trabalhamos todos os dias para que os nossos parceiros e residentes se sintam confortáveis e seguros. Somos uma marca de fidelidade e temos algumas estratégias e/ou abordagens que podem ajudar as empresas para criar confiança significativa com o seu publico.

Marketing de Proximidade

Deve sempre verifique as tendências de marketing e estar seguro que apenas aplica as estratégias que correspondem à personalidade geral da sua marca. O que significa que a sua marca tem valores e objetivos definidos, para que cada conteúdo faça sentido e o cliente identifique facilmente e relacione o conteúdo com a marca.

A melhor estratégia para se criar confiança como cliente é não ser desonesto. As empresas devem criar campanhas que espelhem a transparência. Ou seja, o que é proposto nas campanhas deve representar a realidade do que é oferecido nos serviços e produtos da marca. Não devem ser colocadas expectativas demasiado exageradas na apresentação ou na venda.

Opiniões negativas

Quando a nossa empresa/serviço recebe críticas, o instinto imediato é de receber essa opinião como um ataque pessoal. Existem casos, em que algumas empresas tentam ao máximo impedir comentários negativos, com medo da influência que irá ter nos clientes.

Se existir um rácio superior de comentários negativos à prestação da sua empresa, certamente vai prejudicar a reputação da marca. Mas, se a equipa souber o que fazer com essa informação pode criar métodos, não só para retificar os problemas que os clientes apontam mas também para melhorar certas abordagens que podem criar a empresa mais forte e com índices de confiança mais elevados.

Todas as marcas querem opiniões positivas dos clientes, mas não há motivos para afastar as críticas negativas, que podem ser construtivas. Mostrar aos clientes que a empresa exibe todas as avaliações pode originar uma reação positiva no cliente, porque torna a sua marca autêntica e verdadeira. Respeitar e responder ao feedback insatisfatório, significa que a empresa considera importante a opinião do público e que se preocupa com a experiência do cliente.

Criar conteúdo verdadeiro

A maior parte do conteúdo partilhado pela empresa é uma maneira de construir confiança, se for conteúdo verdadeiro. Se as marcas partilharem conteúdo informativo ou educativo, que não seja legítimo, vai ter um impacto negativo no público e consequentemente na empresa.

A melhor maneira de criar conteúdo digno é realizar pesquisas aprofundadas ou vincular websites de confiança, estudos, ou artigos escritos por especialistas da área. Incentive a sua equipa, clientes e parceiros a estar informado do setor ou a fazer parte de atividades relacionadas com o seu negócio. Desafie os seus colaboradores a escrever artigos ou a ler artigos de especialistas e de seguida escrever uma recensão critica sobre esse tema, relacionando o mesmo com a atividade da sua empresa.

Estar sempre disponível

Quando os clientes não conseguem comunicar para resolver alguma questão com alguém na empresa, faz com que a sua credibilidade seja questionada.

É importante que as informações de contacto estejam visíveis e legitimas em todas as plataformas de comunicação da sua empresa, para facilitar o acesso às opções de atendimento ao cliente e demonstra que os problemas dos seus clientes, são preocupações para a sua empresa.

Manter a confiança

A confiança deve ser conquistada e construída através de experiências e interações. A função desta conquista é sua e da equipa do negócio e em conjunto devem cultivar um senso de confiança do consumidor em todos os aspetos da sua empresa. Depois, deve ser mantida essa confiança através de estratégias que valorizem e provem aos clientes que a marca continua a ser legítima porque mantém a preocupação na satisfação dos seus clientes e não os tem como garantidos.

Estar atento e disposto a arriscar projetos novos que são propostos pelos clientes conquista e valoriza a opinião deles. Ter transparência e consistência na mensagem e valores que a marca representa e criar conteúdos honestos, brinda os clientes com experiências agradáveis, que se transformam em confiança e lealdade.

O Rocket HUB é tudo isto, associado a um espaço bastante harmonioso e de prestígio para qualquer empresa.

Ainda não conhece? Está à procura do espaço certo para o seu Negócio ou Equipa?

Estão todos convidados para conhecer o Rocket HUB e todos os nossos serviços, enquanto temos uma conversa com um café ou chá no nosso Rooftop.

Venham daí!

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