• Fábio Freitas

Hábito saudável e económico: Marmitas para o trabalho


Levar marmita com o almoço para o trabalho pode tornar-se num hábito saudável com várias vantagens.

Para além das vantagens óbvias, não gastar dinheiro e não perder tempo a almoçar fora, os benefícios de optar por levar marmita são muitos: comer bem, saber tudo o que está a ingerir na refeição, planear uma alimentação saudável e comer alimentos saudáveis e de boa qualidade.


O sucesso depende muito do planeamento. É certo que é preciso dedicar algum tempo para planear e cozinhar marmitas saudáveis.


Com a pressa e o stress da vida quotidiana e como o mundo empresarial é cada vez mais rápido, é comum que a possibilidade de uma refeição saudável seja trocada por um lanche rápido, ou por uma ida a um restaurante. A falta de tempo motivam as falhas na alimentação saudável e é por este motivo que precisamos ser rigorosos no regime e planeamento das nossas refeições.


Organizar um menu semanal ajuda na gestão do tempo para fazer as compras certas, apenas nas quantidades necessárias e de modo a garantir uma alimentação equilibrada e variada. Elaborar uma ementa semanal é uma boa maneira de evitar a monotonia alimentar.


Apesar de parecer complicado, é possível preparar marmitas saudáveis para o trabalho sem comprometer a rotina. Com um pouco de organização e boa vontade, é possível preparar marmitas saudáveis para o trabalho, garantir uma alimentação regrada e beneficiar da ingestão de todos os nutrientes que o corpo precisa para trabalhar melhor.




Para desenvolver bons hábitos alimentares, é preciso conhecer os alimentos e quais os seus benefícios. Cozinhar não tem que ser uma tarefa difícil e pode ajudar a fugir da rotina. Praticar e arriscar receitas diferentes e saudáveis substitui ingredientes refinados por integrais, naturais e orgânicos e torna a marmita do nosso almoço saudável e benéfico para a energia que precisamos para trabalhar e ser produtivos.


Deixamos alguns conselhos para confecionar as marmitas da maneira mais prática e saudável.


- Prefira grelhados, assados ou cozidos, em vez de fritos;

- Evite refeições à base de leite, são mais propensas a estragarem-se.

- Use um saco térmico que ajuda a conservar a sua refeição.

- Assim que chegar ao trabalho, coloque a marmita no frigorífico.

- Separe os alimentos quentes dos frios.



Sugestões de almoços práticos e saudáveis


– Frango e legumes salteados

– Filetes de peixe e legumes assados

– Salmão na frigideira com pimentos e brócolos.

- Saladas



Estas opções, apesar de parecer comum, possuem algumas vantagens, tais como, são refeições nutritivas e saudáveis, o frango pode ser salteado com antecedência e os legumes podem variar durante toda a semana. São refeições de preparação rápida e têm bom rendimento de porções.


Quem prepara a própria comida possui a vantagem de conhecer bem a procedência de cada ingrediente. Existe a garantia de utilização de ingredientes frescos, no prazo de validade e com maior qualidade para um resultado final muito mais saboroso e saudável.


Levar a comida de casa ajuda a manter a saúde e também é uma boa estratégia para quem deseja fazer uma poupança. Comer fora está diretamente relacionado ao consumo de alimentos gordurosos e ricos em açúcares. Portanto, comer em casa ou levar a própria comida ajuda a evitar os buffets de opções calóricas e nada saudáveis.




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