• Rocket HUB

Home office vs Cowork

Atualizado: 30 de Set de 2019


A expansão de novos mercados, a evolução tecnológica e o aparecimento de novos modelos de negócio são alguns dos fatores que deram lugar a diferentes formatos profissionais. Para o jovem ambicioso que deseja entrar na realidade do empreendedorismo, sabe que antes de começar a trabalhar tem de escolher onde o fazer. Frequentemente, a escolha é entre home office ou Cowork.

A ideia do home office é minimizar ao máximo as despesas administrativas com o escritório, trabalhar no conforto das nossas roupas casuais, e fazer o próprio horário. Apresenta também as suas desvantagens, como por exemplo a falta de contacto com pessoas, que pode ser fulcral para debater ideias, ser criativo e produtivo.

Quando o home office deixa de ser uma boa opção, considera-se o coworking. Os coworks ganham dimensão porque funciona com um sistema que permite ter uma mesa e um conjunto de serviços num espaço comum e partilhado por diversos profissionais, com valores acessíveis. Para os jovens empreendedores e profissionais liberais que valorizam o espírito de partilha, o coworking é a opção certa.

A decisão depende do tipo de negócio e do perfil de cada um.

A pensar em todos os que ambicionam criar o primeiro negócio empresarial, dispomos de um artigo onde apresentamos alguns prós e contras de Home Office e Coworking.

Escritório em casa – Prós

- Sem renda

Para os novos empreendedores que estão a lançar o negócio é importante ter poucas despesas e ter um pequeno escritório em casa ajuda a poupar.

- Sem viagem casa-trabalho, trabalho-casa

Não ter de se deslocar todos os dias ajuda a rentabilizar o tempo para trabalhar, e ajuda a economizar em transportes, combustível e estacionamento.

- Descontracção

A casa é sua e pode trabalhar onde quiser e como quiser.

- Flexibilidade

Em casa, os horários são determinados apenas por si e pelas suas rotinas, o que significa que não tem horas definidas para trabalhar.

Escritório em Casa – Contras

- Disciplina

Trabalhar no conforto de casa pode ser um problema, se desviar a atenção do trabalho pode sentir falta de partilhar um espaço com alguém que o ajude a manter o foco.

- Isolamento

Em casa, não tem contacto com outros empreendedores e deixa de ouvir opiniões ou críticas ao seu negócio. É importante que o seu negócio seja reconhecido e obtenha algumas opiniões que o ajude a melhorar e evoluir.

- Ambiente pouco profissional

Nem sempre as nossas casas reúnem as melhores condições para receber clientes e parceiros num ambiente profissional. Se precisar ter reuniões é vantajoso ter um espaço diferente para reunir.

Cowork – Prós

- Motivação

O espírito de comunidade, partilha e ajuda comum em espaços Cowork pode ser um estímulo e trazer benefícios para o seu negócio.

- Diversidade

Estar com outras pessoas com o mesmo tipo de mentalidade mas com histórias de vida, experiências e projetos diferentes pode ser positivo.

- Oportunidades e Parcerias

A colaboração entre parceiros de cowork é saudável e em muitos casos tem potencial para se tornar rentável. Partilhar contactos e conhecer mais pessoas ligados ao seu negócio pode ser fundamental para o sucesso.

- Opiniões

Nestes espaços é comum encontrar pessoas dispostas a discutir ideias, recolher opiniões ou testar um produto ou serviço.

- Sem viagem casa-trabalho, trabalho-casa

Apresentámos como uma vantagem do Home Office mas também pode ser vantagem do Cowork. Provavelmente existem espaços de Cowork que se localizam na sua área de residência, o que significa que a viagem casa-trabalho, trabalho-casa, pode ser bastante reduzida.

Cowork – Contras

- Pouca privacidade

Para quem tem um negócio em que a privacidade é essencial o cowork pode não ser a solução mais adequada.

- Distrações

Se o negócio requer absoluta concentração, ter um sítio privado e sem distrações é mais adequado. Os espaços coworks nem sempre tem um ambiente sossegado e pode influenciar negativamente o seu trabalho.

O Rocket HUB é tudo isto, associado a um espaço bastante harmonioso e de prestígio para qualquer empresa.

Ainda não conhece? Está à procura do espaço certo para o seu Negócio ou Equipa?

Estão todos convidados para conhecer o Rocket HUB e todos os nossos serviços, enquanto temos uma conversa com um café ou chá no nosso Rooftop.

Venham daí!

. Rocket HUB - www.rockethub.pt

. Visite o nosso Facebook

Mapa do Parque das Nações

#coworking #office #homeoffice #parquedasnacoes #lisboa #portugal #cowork

#coworking #Parquedasnacoes #lisboa

33 visualizações
Partners